A Saúde Bucal na melhor idade

Independente da idade, é possível ter dentes saudáveis através da escovação diária (ao menos, três vezes), utilização do fio dental e do enxaguante bucal, visita ao dentista para realização de exames preventivos e limpeza. Com tudo isso em mente, é possível ter dentes saudáveis por toda uma vida.

Listamos algumas outras dicas para que você possa estar com o sorriso e a saúde bucal sempre em dia:

O que é importante saber sobre a saúde bucal durante a melhor idade?
Mesmo quem mantém hábitos de limpeza, estão sujeitos a problemas específicos. Muitas pessoas durante este período da vida, utilizam dentaduras, tomam remédios e possuem problemas de saúde próprias deste momento da vida. No entanto, o dentista pode dar o auxílio necessário para que os problemas sejam solucionados.

Cáries
As dificuldades mais comuns deste período são a cárie e os problemas com as raízes dos dentes. E é por este motivo, que é necessário a utilização de cremes dentais com flúor para a escovação, usar o fio dental todos os dias e não deixar de visitar o dentista.

Sensibilidade
Com o passar dos anos, existe a possibilidade de ocorrer a retração gengival, expondo áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental, aumentando a sensibilidade. O contato de alimentos nessas áreas, frios ou quentes, podem causar desconforto e doloridos.
Em casos mais graves, há a chance de haver a sensibilidade com o ar frio, alimentos e líquidos doces ou amargos.
Caso estejam muito sensíveis, a utilização de um creme dental apropriado pode ajudar, mas se o problema persistir, é necessária uma consulta com um dentista.
Esta sensibilidade agravada, pode indicar um problema mais sério, como uma cárie ou dente fraturado.

Boca seca
É muito comum as reclamações de boca seca, e tal problema pode ser causado por medicamentos ou manifestações de outros problemas. Esta condição, se não tratada, pode prejudicar os dentes. Um dentista pode recomendar métodos eficazes para a solução, como tratamentos e/ou remédios apropriados para prevenir a boca seca.

Doenças crônicas
Diabetes, problemas cardíacos, câncer e mais, podem afetar a saúde bucal. É muito importante uma conversa sobre problemas de saúde existentes, para que haja uma visão completa do caso e para que ele o auxilie com a solução mais acertada para você.

Dentaduras
As dentaduras auxiliam a vida de muitas pessoas durante esta fase da vida, mas existem cuidados necessários e específicos. É importante seguir as instruções do seu dentista, e em caso de problemas, agende uma consulta. Para os portadores de dentaduras definitivas é necessário que haja um exame bucal geral ao menos uma vez por ano.

Gengivite
A gengivite é um problema que afeta todas as idades, mas podem ficar mais graves para as pessoas com mais de 40 anos de idade. Diversos fatores podem agravar a gengivite, entre eles:

• Má alimentação.
• Higiene bucal inadequada.
• Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer.
• Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo.
• Certos medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.

As doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, por isso o diagnóstico precoce é muito importante, e por este motivo, consultas periódicas devem ser realizadas.

Saiba que a boa higiene bucal evita o aparecimento de enfermidades gengivais.

Coroas e pontes
A função das coroas e pontes é a de reforçar dentes que foram danificados ou substituir dentes perdidos; fortalecer a estrutura do dente e melhorar sua aparência, forma e alinhamento. As pontes ou próteses fixas são utilizadas com a finalidade de substituição de um ou mais dentes perdidos, fixando-se nos dentes naturais ou implantes localizados ao lado do espaço criado pela perca do dente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *