Endodontia: O que é?

 

Endodontia (de ‘endo’ significando ‘dentro’ e ‘odonto’ significando ‘dente’) é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de totemado o sis de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Portanto, é a parte da odontologia responsável pelo popularmente conhecido como “tratamento de canal”; é responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente. A endodontia também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis conseqüências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.

Quando procurar um especialista de Endodontia?

Quando há cáries mais profundas, fraturas mais graves, lesões, necrose ou existe inflamação de forma irreversível na polpa do dente.

Normalmente os sintomas são bem característicos de tratamento de canal: dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou ao calor e incômodo ao toque e na mastigação.

Já os sinais que mostram a necessidade de um especialista em endodontia normalmente estão relacionados a presença de abcesso ou fístula (bolha na gengiva com pus).

Este tratamento é importante?

Além de eliminar os sinais e os sintomas, o tratamento endodôntico trata patologias ligadas à polpa, salva e mantém o dente saudável, sempre com o objetivo de salvar o dente de um procedimento mais invasivo, como o implante dentário. Outra ação que a endodontia é responsável é em evitar complicações futuras e devolver ao dente sua principal função, a função mastigatória.

Como é feito?

O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa dental, estrutura responsável pela vitalidade do dente. O espaço ocupado pela polpa dental, será limpo, instrumentado e preenchido por um material obturador, promovendo assim o conhecido tratamento de canal

Aqui na Incantare Odontologia 95% dos tratamentos endodônticos, são realizados em sessão única, com equipamentos avançados, indolor e de forma segura para que seu tratamento seja o mais confortável possível. Qualquer dor é um alerta de que algo não está bem com o seu sorriso.

E se eu não fizer o tratamento de canal?

Neste caso, a falta do tratamento endodôntico (tratamento de canal) resulta em séria infecção, inchaço, febre alta, dor excessiva e, na maioria das vezes, há necessidade de extração do dente doente.

Se você ficou com alguma dúvida sobre tratamento endodôntico, fale coma nossa especialista em endodontia, a Dra. Alessandra Figueiredo.

 

4 thoughts on “Endodontia: O que é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *