Harmonização do sorriso

Hoje a palavra harmonização está na moda; reparamos isso pois estamos sempre tentando harmonizar alguma coisa, seja bebida com comida, decoração com ambiente e por aí vai.

O sentido da palavra nas artes plásticas é a combinação proporcional de forma, linha e volume e pode-se dizer que é a que mais se aproxima da odontologia, pois procuramos sempre harmonizar o sorriso com o rosto, com a face e até utilizando Proporção Áurea.

Também é importante entender que, culturalmente a harmonia transmite muitas outras sensações, como bem-estar, autoestima, segurança, equilíbrio, leveza e, é claro, a beleza.

Muitas coisas mudaram na odontologia moderna e mudaram para melhor, pois não procuramos tratar apenas as doenças de saúde bucal, mas também dores mentais, atendendo as necessidades de pacientes mais exigentes e bem informados. Sempre que refere-se a uma dor mental, a odontologia hoje pode proporcionar aos pacientes benefícios funcionais e estéticos e, neste caso, ser capaz de melhorar a qualidade de vida; tendo em vista a melhoria da autoestima. Dessa forma, a harmonização orofacial é o equilíbrio de função, forma, linha, volume e estética da face.

A odontologia estética, com a abordagem de harmonização orofacial, é uma área relativamente nova, que está ganhando muito espaço, pois compreendemos a necessidade e a insatisfação após as mudanças dos sorrisos.

O senso crítico e estético aqui na INCANTARE ODONTOLOGIA é muito aguçado, pois estudamos as proporções faciais e todas as suas variações, e pouco tempo atrás só poderiam ser resolvidos com procedimentos cirúrgicos muito invasivos, que na maioria das vezes eram irreversíveis. Hoje, a odontologia orofacial também se preocupa com a reversibilidade. Por esse motivo que realizamos procedimentos com toxinas botulínicas, popularmente conhecido como Botox, preenchimento facial e a famosa bichectomia, bola/gordura de Bichat.

A Odontologia estética ou orofacial, além de proporcionar função e saúde, também trabalha para elevar a autoestima, sabemos que é perfeitamente possível um sorriso funcional e harmônico, um sorriso que pode melhorar o bem-estar, o convívio social e qualidade de vida. A odontologia estética, harmonização orofacial, dental e autoestima são todas percepções subjetivas, tendo em vista que, cada pessoa possui percepções de qualidade e estética muito diferente umas das outras para se estabelecer um padrão, sejam funcionais ou estéticos. O que é importante é poder se sentir bem, sentir que o seu sorriso e o seu rosto estão harmônicos e hoje, muitos Cirurgiões Dentistas podem proporcionar esse bem-estar.