Cirurgia Pré-Protética
A Cirurgia pré-protética tem como principal objetivo de facilitar a adaptação, retenção e manutenção de uma prótese dentro da boca do paciente e pode ser uma prótese fixa ou removível, parcial ou total.
Durante a cirurgia, a gengiva e músculos são manipulados para que a instalação da futura prótese ocorra com perfeição. Em alguns casos são utilizados implantes dentários, enxertos ósseos, reposicionamento de nervo, aprofundamento de vestíbulo, melhora do contorno ósseo e a remoção de tecidos em excesso.
Com a perda de dentes e o avanço da idade, os ossos que sustentam dentes e/ou próteses são perdidos por um processo chamado reabsorção óssea e esses ossos são fundamentais para a construção de uma prótese confortável para o paciente.
Para restabelecer a quantidade de osso necessária para a confecção de uma prótese estética e funcional, muitas vezes é necessária a realização de um enxerto ósseo.
Enxerto ósseo é a colocação de um material junto ao osso, o qual com o tempo, geralmente de 5 a 7 meses) incorporar-se-á a este osso. A melhor opção é usar osso do próprio paciente, mas também existem outras opções e biomateriais.